sábado, 27 de março de 2010

Vanguardas Europeias: Expressionismo

As vanguardas europeias foram importantes para o desenvolvimento da arte moderna no Brasil. Foram movimentos que influenciaram os intelectuais brasileiros, principalmente aqueles que viajavam frequentemente para a Europa.

Na virada do século XIX para o XX, a Europa vivia um clima tenso, de rompimento com todo o passado artístico e cultural e às vésperas da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e da Revolução Russa (1917).

Esta tensão atingiu o emocional dos artistas e determinou o tipo de criação artística e literária da época. Eles defendiam a liberdade de expressão, de estilo e de temática.

1. Expressionismo.
 
O Expressionismo surgiu na Alemanha, em 1905, com o grupo "Die Brücke" (A Ponte) e pode ser caracterizado por uma tendência em ver a realidade de maneira sombria e pessimista. O desconforto e ansiedade são tônicas constantes, pois o homem toma consciência de sua precariedade e inicia uma busca incessante para transcender esta deficiência na sua existência.
Na arte, desvincula-se do binômio belo x feio e manifesta a inferioridade e a obscuridade do ser, que é transportada para expressão. As telas retratam o vício, as guerras, o horror e o patético, com cores fortes expressivas. Protesta contra a violência e reflete a crise de consciência gerada pela guerra.

Arte expressionista: http://www.youtube.com/watch?v=kIVgQfuQ_78&feature=related

Na literatura, a linguagem é fragmentada, geométrica e construída com frases nominais. Há a despreocupação com a organização do poema em estrofes, com rimas ou musicalidade. Questiona a inércia e os valores do mundo burguês. Tem a morte como tema recorrente.


A noite – Augusto dos Anjos

A nebulosidade ameaçadora
Tolda o éter, mancha a gleba, agride os rios
E urde amplas teias de carvões sombrios
No ar que álacre e radiante, há instantes, fora.

A água transubstancia-se. A onda estoura
Na negridão do oceano e entre os navios
Troa bárbara zoada de ais bravios,
Extraordinariamente atordoadora.

A custódia do anímico registro
A planetária escuridão se anexa...
Somente, iguais a espiões que acordam cedo,

Ficam brilhando com fulgor sinistro
Dentro da treva omnímoda e complexa
Os olhos fundos dos que estão com medo!


Questão do Enade/2008:


O filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900), talvez o pensador moderno mais incômodo e provocativo, influenciou várias gerações e movimentos artísticos. O Expressionismo, que teve forte influência desse filósofo, contribuiu para o pensamento contrário ao racionalismo moderno e ao trabalho mecânico, através do embate entre a razão e a fantasia. As obras desse movimento deixam de priorizar o padrão de beleza tradicional para enfocar a instabilidade da vida, marcada por angústia, dor, inadequação do artista diante da realidade.

2 comentários:

Estudando...