sábado, 10 de abril de 2010

Vanguardas Europeias: Surrealismo

O Surrealismo foi um movimento artístico e literário que surgiu na França, com poeta André Breton, na década de 1920.

Influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud,  o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa; defende que a arte deve libertar-se das exigências da lógica e expressar o inconsciente e os sonhos; e rejeita os valores burgueses, como a pátria e a família. Expressa o interior humano.

Na arte, o catalão Salvador Dali (1904-1989) é um dos principais artistas do movimento surrealista.




"A Persistência da Memória", Salvador Dalí (1931)

Na literatura está presente a escrita automática e anticonvencional, o interesse por sonhos e mitos, o humor negro e metáforas surreais (onde realidade e sonhos se misturam).

Na literatura brasileira, o livro MACUNAÍMA, de Mário de Andrade, talvez seja o melhor exemplo. Escrito em apenas seis dias, com uma narrativa quase automática, reelabora temas de mitologia indígena e visões folclóricas.

Nesse romance encontram-se dadaísmo, futurismo, expressionismo e surrealismo aplicados às raízes da cultura brasileira. Leia um trecho:


“Nesse momento um mulato da maior mulataria trepou numa estátua e principiou um discurso entusiasmado explicando pra Macunaíma o que era o dia do Cruzeiro. No céu escampado da noite não tinha uma nuvem nem Capei. A gente enxergava os conhecidos, os pais-das-árvores os pais-das-aves os pais-das-caças e os parentes manos pais mães tias cunhadas cunhãs cunhatãs, todas essas estrelas piscapiscando bem felizes nessa terra sem mal, adonde havia muita saúde e pouca saúva, o firmamento lá.”

Fonte: http://www.ziggi.com.br/buscar/livro-macunaima-completo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudando...