quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O que é MITO?

Na interpretação ético-psicológica de Paul Diel, as figuras mas significativas da mitologia grega, em particular, representavam, cada uma, uma função da psique e as relações entre elas exprimem a vida psíquica dos homens, dividida entre as tendências opostas que vão da sublimação à perversão: O espírito é Zeus; a harmonia dos desejos, Apolo; a inspiração intuitiva, Palas Atena; o reflluxo, Hades etc.

[...]

Outras interpretações [...] viram nos mitos uma representação da vida passada dos povos, sua história, com seus heróis e suas façanhas, sendo de alguma maneira representada simbolicamente ao nível dos deuses e de suas aventuras: o mito seria uma dramaturgia da vida social ou da história poetizada.

[...]

Para Platão, era uma maneira de traduzir aquilo que pertence à opinião e não à certeza científica. Sejam quais forem os sistemas de interpretação, eles ajudam a perceber uma dimensão da realidade humana e trazem à tona a função simbolizadora da imaginação. Ela não pretende transmitir a verdade científica, mas expressar a verdade de certas percepções.


Fonte: Dicionário de Símbolos.
Estive sumida porque, desde julho de 2010, não lecionava a disciplina Literaturas de Língua Portuguesa. 

Vamos estudar?