sábado, 10 de abril de 2010

Diferenças entre o Impressionismo e Expressionismo

O Impressionismo surgiu na segunda metade do século XIX, e seus artistas se empenharam para registrar a impressão momentânea, dispensando as técnicas tradicionais acadêmicas. Claude Monet é um artista importante deste período. Em seus quadros, um lago não era uma imagem azul da água, mas inúmeras pinceladas multi-colores do ocre ao azul marinho. Diferente dos artistas acadêmicos, os impressionistas valorizavam a luz natural e cenários externos ao ateliê.


  Impression, soleíl levant. 1872. Claude Monet


No Expressionismo, corrente artística da virada do século XIX para o XX, a pintura não mais representava a imagem real ou o efeito da luz, mas distorções intencionais que geravam novas formas e expressavam os sentimentos do artista (como angústia, dor, inadequação da realidade etc.). Vincent Van Gogh e Paul Gaugin são exemplos de artistas que marcaram esta fase da pintura moderna.

Van Gogh. Autoretrato. Saint-Rémy, 1889. Museu d’Orsay.

10 comentários:

  1. gostei.mas ficaria melhor se tivesse o local onde surgiu tais tendências.Vallew

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Anônimo! Eu montei esse material para complementar as aulas de Literatura da minha turma (que possuem as fontes). Assim que retomar o ano letivo, farei uma revisão e melhorarei o material. Obrigada pela dica!!!!

    ResponderExcluir
  3. Me ajudou muito, obrigada.

    ResponderExcluir
  4. O Impressionismo surge na França, enquanto o Expressionismo na Alemanha. Um quadro interessante do Expressionismo é 'O Grito', de Edward Munch, representa exatamente todas as características da vanguarda: pintura subjetiva, intuitiva, dramática e expressando sentimentos humanos, como temas sombrios e domínio psicológico.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada me ajudou na pesquisa de filosofia!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, mas precisa focar mais na literatura (visto o nome do blog) porque pelo indicativo de movimento artístico fica muito vago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os movimentos aconteceram nas artes e na literatura. Fica mais fácil pesquisar por literatura e muitas vezes precisamos ilustrar, como dizemos é preciso desenhar? Tenho amigos que gostam de arte, então recorro as pinturas e desenhos para saber em que movimento estão se expressando.

      Excluir
  7. Você usou a mesma obra para o Impressionismo e Expressionismo

    ResponderExcluir

Estudando...